Fernando de Noronha é uma das melhores áreas do país para a prática do surf, tanto que a ilha é conhecida como o "Havai brasileiro". Em novembro se inicia a temporada das grandes ondas que vai até o mês de março. Os grandes swells do Atlântico Norte que alcançam a parte noroeste da ilha chegam a provocar ondas de até 4 metros de altura. Os principais pontos são:
Cacimba do Padre – Localizada longe do centro da ilha, a Cacimba é o melhor pico de Noronha. Quebra todo dia e os tubos(da esquerda para a direita) são enormes. A onda quebra bem perto da areia, fazendo com que seja sempre tubular. O vento, terral 24 horas por dia, ajuda na formação das ondas que no verão chegam a 4 metros de altura.
Boldró – É um pico com fundo de coral e bem tubular. Embora tenha ondas menores que as da Cacimba, o Boldró é uma ótima opção na maré vazia. Por ter fundo de coral a onda é bem limpa e definida, quebrando com swell forte em uma laje de pedra no outside, possibilitando direitas tubulares, perfeitas e perigosas. Ainda no Boldró, tem uma bancada mais a esquerda da praia conhecida por Pipeline. É uma onda rara que requer condições especiais, mas quando quebra é uma das melhores da ilha e com certeza a mais perigosa devido à profundidade mínima no pico.
Conceição – Com fundo de areia, uma das mais bonitas e freqüentadas praias, tem ondas de boa qualidade.
Cachorro – Tem uma das mais perfeitas e manobráveis ondas da ilha, com fundo composto de areia e pedra.
Biboca – Ondas de qualidade razoável, melhorando no verão. Fica ao norte da ilha, junto ao porto, com fundo de areia e pedras.
Meio – As melhores ondas quebram com swell intenso, pouco consistentes, fundo de areia.